domingo, 6 de julho de 2008

Mi muero

Longínqua. Aaaaaaahhhhhhh! Despenquei, voei sem pára-quedas, segurei no galho que se quebrou e eu caía, caía, caía, caía, caía e caí bem em cima de você que nem é tão forte ou moço e que também chora e que nem reclamou por eu ter despencado em você de pantufas. Sem avisar, assim. Vê? Mal vestida, despenteada, e assim mesmo me segura. Aquele barco que passou fui eu.
Longínqua. Aquela brisa estranha que te arrepiou, fui eu. Ignota. Ai, deixa-me! Quero chutar paralepípedos até sangrar os dedos, ei de chutar um essa noite. Preciso escrever uma coisa, uma coisa que não sei, e é de alguém longínquo. A vaga me pega, ai que medo! Arrumo, eu arrumo tudo, sim, pra lá e pra cá. Coloco tudo em ordem em algumas horas, quer ver?! Quer? Diga que quer, diga? Longínqua vaga me pega. Longínqua vaga... longínqua. Tenho ecos que batem e voltam. Coleciono sopros vazios pra ver se o moço da banca de jornais troca por prêmios variados. Sopro vazios pra todo lado. Pra todo lado, pra todo lado, pra todo lado. Sopro sim, assim, com força. Se não soprar estouro de tanta ventania e ‘mi muero de urgencia mía de mi’. Juro que ‘mi muero’.
A gente pode se dizer coisas improváveis? Pode? Gosto do improvável porque é bonito e novidade. Improvável, improvável, improvável. O patético é bonito porque natural. Estou comovida, como-vida, como a vida, como-ções, como-sois, hum... (ato falho), aaaaaaahhhhhhh! ‘So brokin’. ‘La mer, la mer, la mer’, leva-me p’ras minhas origens. Lamber o protoplasma de mim e por ele ser sugada, quero ser devolvida, dissolver-me na gema de todas as coisas. ‘La mer, la mer’, és um susto, és, um estrondoso sussurro marulhado nos ouvidos. Aaaaaaahhhhhhh! Quer me botar surda?! Marulhos, marulhos, marulhos.
Iemanjá leva meus destroços a ‘La mer’ e lava-me com o salgado dos teus olhos e com sabão de coco da Bahia. Longínqua. Vaga. Iemanjá arrasta meus destroços com seus cabelos fios de mar. Amanhã peço chuva e será preciso muitos peixes. Peixes, peixes, peixes. - Menina dos olhos, desce já daí e corre pra chegar no areal, algures, alhures, algures, algures, algures.

Nenhum comentário: